Bio Aldeia Arawikay é uma iniciativa criativa voltada a eco sustentabilidade e em desenvolvimento e aprendizagem contínua dentro de uma residência rural “eco cultural” Aplica a reintegração consciente ao eco sistema, seja numa participação integral na propostas ou seja de forma temporária .

 Voltada hoje para o projeto de criação de um discreto “anel ecológico” para recepção de novos moradores no seu entorno, tem como proposta entusiasmar a ampliação da pequena “bioaldeia” na região, orientada por sistemas processuais e orgânicos de interação entre vizinhos e com base na cultura dos seus programas e costumes desde o ano 2000 e a cada vez renovadas. Estimulamos esta aproximação com intuito de crescimento humano e relação respeitosa com o entorno, deixando surgir os novos potenciais de possíveis parcerias como nova eco-vizinhança inter-dependente e não dependente.

 Celebramos desde 2012 a meta de preservação legal e recuperação florestal de 80% da área total original dentro de 17,70 hectares tornando-a um beneficiado corredor natural de espécies vivas, bem como a preservação de suas águas puras que foram surgindo além das nascentes iniciais.

Em 2013 foi legalmente inscrita a Reserva Natural preservada por lei de 20% sendo que os 60% restantes preservados são uma extensão da mesma por opção ou naturalmente por preservação de distâncias de rios, nascentes e declives exigidos por lei. Neste ano realizaram-se as primeiras outorgas de terras para tais fins e aguardando os novos eco rurais.

 Situada em Antônio Carlos - Santa Catarina, Brasil no vale do bairro Alto Rio Farias , Arawikay desenvolve programas voltados para a recuperação do “sentido natural e vital” de cada participante ou sua iniciativa, possibilitando um sentimento e ampliação da vontade para melhores ações planetárias.Este é o nosso compromisso para com a Vida e é desenvolvido através de quatro amplos programas expostos nas agendas deste site. 

No local há uma área de práticas direcionadas aos processos eco sustentáveis que é o coração de Aldeia Arawikay chamado:  “Campo Apis”  , que desenvolve diversos programas recebendo visitas temporárias alojadas num Casarão desde o enraizamento.

Inserido neste mesmo campo encontra-se o “Campo das Águas” com uma dinâmica com ritmo específico para estudiosos, para quem busca um retiro ou para acampamentos.
Perfil e Vínculos Sociais

Assista ao Vídeo da Bio Aldeia Arawikay

Uma terceira área “Anel das Colinas”, é o local para novas residências rurais ( inaugurada com os dois primeiros adquirentes em 2013 ) e voltada para os que desejem adquirir sua terra assumindo um compromisso de preservação ambiental integral e dispostos a cuidar da proposta existente “Arawikay” e seu “Anel Ecológico”.do qual seriam parte. Há uma proposta aberta para a interação formal ou informal.

Os projetos de Arawikay como um todo, atendem a quem quiser dedicar-se a estudos, convivências, produção no campo, experiências inovadoras (espontâneas ou técnicas, práticas ecológicas rurais, momentos de reflexão, celebração, treinamentos e auto conhecimento que estimulam a mudança para uma vida mais natural e consciente).  Caminhamos para a compreensão de: uma inteligência e espiritualidade da terra; do espírito de crescimento através das artes; uma ampliação da percepção, permitindo nossa própria cura; integração na multi- cultura; um estímulo a educação e auto-educação; descobertas de mútuo apoio para outras formas de economia e desenvolvimento local e regional com a soma de talentos e potenciais. Abraçamos o mistério da Vida como um estímulo ao crescimento e a unidade.

Toda pessoa de visita temporária, de residência fixa ou de apoio espontâneo a este projeto de vida é convidada a oferecer sua energia e situar-se como “guardiã do ecossistema”, interagindo com o aqui- agora que nos toque juntos.  Muitas formas e áreas para integração estão abertas a quem vir a juntar-se ao compromisso e alegria de desenvolver juntos uma “bioaldeia” saudável e com plena contribuição ao planeta.

 Cadastre-se mediante nosso site para receber informações dos eventos como atualizações Um abraço desde a floresta com a canção das suas águas...

 Arawikay   significa em língua quetchua:   "Canção do Ser"


aldeia arawikay 2014