Bio Aldeia Arawikay é uma iniciativa criativa voltada a eco sustentabilidade e em desenvolvimento e aprendizagem contínua dentro de uma residência rural “eco cultural” Aplica a reintegração consciente ao eco sistema, seja numa participação integral na propostas ou seja de forma temporária .
Voltada hoje para o projeto de criação de um discreto “anel ecológico” para recepção de novos moradores no seu entorno, tem como proposta entusiasmar a ampliação da pequena “bioaldeia” na região, orientada por sistemas processuais e orgânicos de interação entre vizinhos e com base na cultura dos seus programas e costumes desde o ano 2000 e a cada vez renovadas. Estimulamos esta aproximação com intuito de crescimento humano e relação respeitosa com o entorno, deixando surgir os novos potenciais de possíveis parcerias como nova eco-vizinhança inter-dependente e não dependente.
Celebramos desde 2012 a meta de preservação legal e recuperação florestal de 80% da área total original dentro de 17,70 hectares tornando-a um beneficiado corredor natural de espécies vivas, bem como a preservação de suas águas puras que foram surgindo além das nascentes iniciais.
Em 2013 foi legalmente inscrita a Reserva Natural preservada por lei de 20% sendo que os 60% restantes preservados são uma extensão da mesma por opção ou naturalmente por preservação de distâncias de rios, nascentes e declives exigidos por lei. Neste ano realizaram-se as primeiras outorgas de terras para tais fins e aguardando os novos eco rurais.
Situada em Antônio Carlos - Santa Catarina, Brasil no vale do bairro Alto Rio Farias , Arawikay desenvolve programas voltados para a recuperação do “sentido natural e vital” de cada participante ou sua iniciativa, possibilitando um sentimento e ampliação da vontade para melhores ações planetárias.Este é o nosso compromisso para com a Vida e é desenvolvido através de quatro amplos programas expostos nas agendas deste site.
No local há uma área de práticas direcionadas aos processos eco sustentáveis que é o coração de Aldeia Arawikay chamado: “Campo Apis” , que desenvolve diversos programas recebendo visitas temporárias alojadas num Casarão desde o enraizamento.
Inserido neste mesmo campo encontra-se o “Campo das Águas” com uma dinâmica com ritmo específico para estudiosos, para quem busca um retiro ou para acampamentos.