Agenda Fixa Anual

Passagem dos visitantes por diversas atividades rurais, artesanais e de criativa manutenção no caminho da aprendizagem sustentável que são próprias do cotidiano do sítio ecológico e da proposta integral humana.
A permanência de participantes neste programa é somente temporária (não moradia definitiva) e em convivência comunitária, com trocas de conhecimentos e intercâmbio cultural. Cada participante poderá fazer uma experiência de aprendizagens de quatro dias até oito semanas com possibilidades de renovação.

Tempo de atividades: verão, primavera e outono: seis horas. Inverno ou dias de chuva: cinco horas O restante do dia é dedicado ao lazer, descanso, passeios ou participação por convite a alguma celebração, etc.

Os sistemas são com contribuição financeira por número de diárias, mensalidade para Arawikay ou com pagamento antecipado a combinar. Os acordos são individuais segundo tempo de permanência, época do ano, idade do participante e tipo de espaço cedido.

A Permanência poderá ser no: Casarão rural comunitário; em quarto compartilhado, individual ou no Mezanino Comunitário.

Outras novas opções para quem quiser passar maior tempo: disponibilidade de um quarto diferenciado com estrutura básica para fazer refeições simples ou de uma casinha rural privada (para uso individual ou vindo até com grupo pessoal de três pessoas).

Nestas novas opções as participações nas atividades de Arawikay serão de meio período e os outros períodos serão livres mantendo sempre preservadas as costumes de Arawikay.

Opções de Eco Práticas

Comunique alguns dos itens de cada opção de eco práticas que serão aqui citados e que estiver interessado em experimentar. Suas escolhas de atividades serão integradas junto a outras da agenda rural semanal. Considere um mínimo de quatro dias de eco práticas quando vindo pela primeira vez, até oito semanas que poderão ser acrescidas. Vindo em grupo se oferece uma redução nos seus custos.

A. Experiências na Natureza e Atividade Rural

Manejo agro florestal (bambuzais, bosques, palmitais, espaços de atividades), atividades com permacultura, cuidados de plantas bioativas, recriação da horta orgânica, plantação de mudas, criação de estruturas de canteiros, preparo ou uso de fertilizante orgânico, podas, recolhimento de lenha, criação de composteiras, cuidado dos animais amigos, rega de jardins ou pequenos plantios, roça manual ou mecânica a motor, colheita de grama, cuidados de nascentes e de trilhas, instalação de captação de águas naturais, procura e corte de material natural para artesanatos gerais,etc.

B. Experiência Artesanal

Apoio em atividades simples de marcenaria, colaboração na produção de artesanatos de época. Preparação de alimentos vegetarianos e cozimento em fogão a lenha, barro ou convencional, remodelação de cantos das casas, decoração de ambientes. Pintura de conservação de casas de madeira, pintura artesanal artística, criação de cartazes de madeira, pintura decorativa de cercas...

C. Experiências em Conservação de Áreas ao Ar Livre e Manutenção nas Construções

Ar livre: preservação de trilhas, melhoramentos de caminhos, manutenção de áreas de limites e marcos, manejos florestais específicos, preservação das beiras de rios, proteção e captação de águas de nascentes, manutenção do engenho, conservação de cercas.
Interiores: harmonização geral de ambientes, reparos, pequenas remodelagens, harmonização de espaços, limpeza energética de ambientes, preparo de mesas decorativas, organização de mantenimentos e ferramentas.

D. Experiências em Convivência Comunitária

Encontros em círculo, partilhas, sentido do “começo meio e fim”, celebração, lazer, meditação ou ritual grupal, responsabilidade compartilhada, introdução para o consenso grupal (para peregrinos de maior período), troca de técnicas, sentido de cooperação e comunidade, interdependência, arte cotidiana , interiorização e reflexão, saúde grupal, espiritualidade na diversidade, economia solidária, sentido ecológico.

E. Serviços Voluntários Específicos

Caso seja técnico (a) ou amador (a) com experiência, você poderá executar se desejar nas eco práticas do projeto, serviços no local tais como: marcenaria (máquinas manuais), eletricidade específica, construção em madeira simples ou uso de cimento /barro; eletrônica , informática, tradução de idioma (inglês ou outros/profissionais), experiência prática em uso adequado de moto serra, experiência prática em manejo agro florestal, manejo de bambuzais, costura básica ou profissional, filmagem profissional (com sua câmera), pintura de tetos. Não fazemos trocas pelas eco práticas por atendimentos de saúde, espirituais ou artesanatos.Estes são espontâneos entre si para as horas livres.

Verificando se seu serviço é uma necessidade atual do local e é aplicado profissionalmente podemos considerá-lo como uma parte do intercâmbio na sua permanência reduzindo um pouco os custos e realizando sua contribuição em algum período do dia.

 

 


aldeia arawikay 2014