Convidamos você a ler esta página e enviar uma pergunta original que também possa despertar o interesse de mais pessoas. Assine seu nome ou pseudônimo, caso prefira.
Bimestralmente serão selecionadas e respondidas algumas delas.

As perguntas mais freqüentes dos peregrinos visitantes e participantes entre o ano 2000 e 2008 e as nossas respostas:

A que chamam de "sustentável" ?

A todo processo, atitude, produto ou idéia que contenha alicerces saudáveis que respeitem...

O que é "orgânico"?

Tudo que inspira e expira vida - um desenvolvimento biológico natural e seus
Aspectos de vida e morte num ciclo pleno de existência. Agir organicamente é estar...

Como produzir hoje um efeito positivo no planeta? 

"No potencial de um grão de painço existem cem colheitas".
(ditado sufi)

Em cada pessoa, espécie viva, atitude, ação, idéia, profissão ou processo existem...

Por onde começo para criar uma comunidade, uma ecovila ou um grupo sustentável?

Tudo à nossa volta é composto de comunidades vivas, organizações complexas e interdependentes.
Conscientizarmo-nos de que a espécie humana ...


O que querem dizer com Eco-cultura?

Cultura da “casa” (oikos – eco- casa).
No dia-a-dia significa que a Aldeia Arawikay se propõe a “habitar” pensamentos e ações que recriem as formas culturais existentes, promovendo nestas um cotidiano de maior saúde...

Como se pratica a Economia Solidária na Aldeia Arawikay?

Desde 2006 Aldeia Arawikay participa ativamente dos Fóruns e Feiras Regionais e Estaduais de Economia Solidária, sendo mapeada e inscrita...

A que chamam de "sustentável" ?

A todo processo, atitude, produto ou idéia que contenha alicerces saudáveis que respeitem, protejam, mantenham, impulssionem, recriem e revitalizem a cultura e a vida reverberando no entorno próximo ou distante um equilíbrio sistêmico.
Aldeia Arawikay




O que é "orgânico"?

Tudo que inspira e expira vida - um desenvolvimento biológico natural e seus aspectos de vida e morte num ciclo pleno de existência. Agir organicamente é estar afinado com a natureza do todo.
É também um organismo vivo e maior do que ele mesmo, que interage com o entorno respeitando a existência e função de cada parte de um sistema maior. A fluidez, o caos e a nova organização são cíclicos e estão equilibrados no processo de desenvolvimento.
Todo método ou processo artificial de produção de alimentos, medicamentos, vestimenta, ritmo cotidiano, modismos, eletromagnetismo em excesso, retira grandes parcelas de energia da nossa fonte pura e essencial: nossa vitalidade.
Assim perdemos força nas inúmeras formas naturais de auto- imunidade e de reserva de energia, inclusive para doar.
A simplicidade está muito perto da vida orgânica em qualquer área da vida.

Bem estar, alegria, ar puro, segurança, saúde, lazer, abundância, intercâmbio, alimentação nutritiva, criatividade e arte, espiritualidade, todas com qualidade, podem estar dentro de uma vida simples.
A “organicidade” da simplicidade é de uma extrema riqueza.

Aldeia Arawikay




Como produzir hoje um efeito positivo no planeta?

"No potencial de um grão de painço existem cem colheitas".
(ditado sufi)
Em cada pessoa, espécie viva, atitude, ação, idéia, profissão ou processo existem talentos ou movimentos vinculados a uma responsabilidade revitalizadora para com a vida e com enorme ressonância no mundo, ainda que não a testemunhemos toda vez.
Basta procurar “sentir” esta vontade-semente e começar em nós mesmos a produzir a mudança. O efeito positivo de retorno vem em etapas, através do entusiasmo e da alegria em honrar a vida dentro de si e no próximo.
Os movimentos menores de um sistema de engrenagens são os que fazem girar as rodas maiores e vice-versa.
É desnecessário comparar as quantidades e qualidade entre projetos de pequena escala e de grande escala, pois ambos são partes necessárias para gerar o movimento do micro e macro cosmos da nossa cultura complexa.
As sociedades precisam de indivíduos que vibrem interiormente para desenvolver os seus talentos e dons.
Ações positivas se propagam em formas conhecidas e desconhecidas. Basta fazer um intervalo para perceber.
Aldeia Arawikay




Por onde começo para criar uma comunidade, uma ecovila ou um grupo sustentável?

Tudo à nossa volta é composto de comunidades vivas, organizações complexas e interdependentes.
Conscientizarmo-nos de que a espécie humana, animal, mineral, vegetal e o mundo espiritual são inseparáveis e eternos caminhantes de mãos dadas de uma escola única e preciosa.
Os sentimentos de unidade, integridade e sinceridade nos aproximam desta consciência.
Movimento, nascimento, morte, transformação, formas e cores são dinâmicas no contato entre espécies vivas e sempre em constante cooperação sistêmica.
Mesmo a pequena escala de “agressividade” entre espécies é harmoniosa para o sistema como um todo.
Apenas o homem foge desta consciência natural ou dissemina desequilíbrio na própria espécie e nas outras.
Através da convivência e observação da vida grupal numa diversidade de formas de comunidades humanas percebemos que mais que “criar” comunidades, estas “emergem” de uma busca que as encontra e motiva. A partir de uma realidade “prática” e entusiasta vai transparecendo uma identidade natural além da desejada, em vez de ser pensada e criada apenas por idéias pré-concebidas.
Para isto precisa-se de uma egrégora formada por atitudes, consensos, complemento das diferenças, aceitação e muita abertura para mudanças. Haja desafios cotidianos!
.
Toda criação espontânea e intuitiva vem sempre de um contato no “aqui - agora” e do desvendar de processos guiados pela intuição e observação orgânica a cada momento. O processo de”reencontrar “ o espírito comunitário em qualquer âmbito requer ritmo, compromissos, afinidades, foco, aceitação das diferenças, apreço pela diversidade e um propósito que nos orienta e desafia. Muitas vezes existem grupos organizados sem nenhum espírito comunitário.
Seria isto uma comunidade ou apenas um agrupamento?
O idealismo ou o sonho sobre como criar processos sustentáveis pode acontecer a partir de uma ação na qual este pensamento se concretize em aão. Quando optamos por deixar de lado explicações sobre o conhecido e partimos em busca do básico descobrimos o primeiro passo vital a se dar: o passo prático.Este é o nosso primeiro modelo de investigação.
Esta foi parte da realidade de nossa experiência nos últimos tempos dos sete anos (desde 2000).
Deixar de lado a forma rotineira em que entendemos o tempo pensando em dar os próximos passos e ser mais um “testemunho” de como eles se apresentam naturalmente... e segui-los.

Aldeia Arawikay




O que querem dizer com Eco-cultura?

Cultura da “casa” (oikos – eco- casa).
No dia-a-dia significa que a Aldeia Arawikay se propõe a “habitar” pensamentos e ações que recriem as formas culturais existentes, promovendo nestas um cotidiano de maior saúde,
sentido de interdependência, espírito criativo, auto-educação, sentimento de vida planetária e percepção artística que conduza à apreciação da estética da vida e ao reconhecimento da arte de viver em constante transformação.
Omnibus dubitandum”significa em latim: “duvidar de tudo”.
Este “duvidar de tudo” pode levar-nos a desmistificar e a rever muito sobre
“verdades convenientes” que ocultaram durante séculos a liberdade de observar espontaneamente o mundo e dentro de si os mistérios da Verdade e como esta se apresenta a cada um no seu diversificado viver.
É saudável ter duvidas sobre padrões culturais arraigados que ”parecem” impossíveis de mudança. Na inquietude que o duvidar desperta em nós, podemos procurar escolhas como: modificar, incrementar, retirar... arriscar!
Se algo é duro de se transformar então não está ecologicamente correto, instalado ou concebido. É quase cimento concreto. Natureza é vida, movimento, nunca estagnação e aprisionamento.
A palavra “Eco- cultura” nos remete a sistemas de costumes culturais entrelaçados onde cada aspecto tem sua função para com os demais. Em termos humanos seriam organizações sociais interdependentes nos seus conceitos, ações, sentimentos, espírito, formas, que geram qualidade e identificação e evolução além dos limites da cultura na qual estão inseridas.Redes naturais.
As organizações sociais vivem através do alimento da própria cultura e sua recriação contínua, bem como da comunicação, confronto e enriquecimento com as culturas diferentes da própria.
Também o conceito de Eco-cultura traz um processo de conscientização da vontade individual e grupal transformando e devolvendo a vitalidade aos cantos da “nossa casa comum” - a Mãe Terra - em termos de espaço físico; no compartilhar humano; na ecologia do pensamento; no cuidado dos solos: terra, água, vida vegetal e mineral; no entendimento da energia preciosa do fogo em suas diferentes manifestações.
Conhecer e inspirar-se no misterioso habitat dos reinos naturais desperta a consciência da nossa natureza humana.
Seja na área rural ou urbana é possível este reencontro com a natureza em suas formas diversas e a ampla biodiversidade.
Podemos assim orientar o próprio trabalho que cada um veio fazer dentro de si neste planeta vivo.
Isto é Eco-cultura para nós na prática do campo Arawikay.
Aldeia Arawikay




Como se pratica a Economia Solidária na Aldeia Arawikay?
Desde 2006 Aldeia Arawikay participa ativamente dos Fóruns e Feiras Regionais e Estaduais de Economia Solidária, sendo mapeada e inscrita em 2007 como“ empreendimento autogestionário informal” no programa da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Desde 2004 vem construindo coletivamente práticas ambientais para a produção agro-ecológica em pequena escala dentro da Rede Ecovida da qual faz parte. Na região é em Santa Catarina é uma iniciativa pioneira em experiências eco- culturais integradas como: oficinas, cursos, convivências, celebrações, eco-lazer, revitalizações, produção artesanal e agricultura familiar ecológica.
Dentro dos valores da Economia Solidária em nosso campo de experiências se pratica a ética de produção e consumo de bens e serviços, a partir da perspectiva de Comércio Justo, fomentando também a prática de sistemas de trocas como: programas de troca de serviços especializados; troca de objetos para reutilização; oferecimento do espaço como
retribuição de treinamentos da equipe; distribuição de excedentes; facilitação de participação nos programas contribuindo para a construção de um processo de intercâmbio saudável e possível a todos no incentivo aos talentos humanos.
Um dos projetos de grupo dentro da caracterização de empreendimento solidário foi
concebido na Aldeia Arawikay em 2007 : “Caminho da Palha” www.caminhodapalha.blogspot.com no qual se aplicam os valores e métodos
de produção sustentável .
Aldeia Arawikay



aldeia arawikay 2008